Enem 2023: prazo para pagamento da taxa de inscrição de R$ 85 termina nesta quarta-feira
Termina hoje, quarta-feira (21), o prazo para pagamento da taxa de R$ 85, referente à inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O valor, que confirma a participação do candidato, pode ser pago por PIX, cartão de crédito, débito em conta ou por boleto gerado na Página do Participante.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para pagar por PIX, basta ao candidato acessar o QR code que consta no boleto.
“Quem é isento não precisa fazer o pagamento. Entretanto, a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência [na edição de 2022] não significa que a inscrição no Enem 2023 foi realizada. De qualquer forma, é necessário se inscrever para participar”, informou o instituto, em nota.
Depois de concluir a inscrição do Enem 2023 na Página do Participante, os candidatos devem entrar em “Pagamento/Isenção” na página inicial. Lá, é preciso clicar no botão azul “Baixe o seu boleto”.
O boleto será aberto em uma nova página. Clique no botão “imprimir” no final da tela. Em vez de selecionar uma impressora, opte por “salvar como PDF”.
O boleto será salvo como arquivo de PDF nos downloads do computador ou do celular. Para pagar, copie o código de barras no aplicativo de seu banco. Se preferir, imprima o boleto e pague em um banco ou casa lotérica.
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês.
Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Ele é também utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes, com os resultados sendo utilizados como critério nos processos seletivos.
O exame serve também de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
fonte: R7
Nenhum comentário