Inmet emite alerta vermelho de chuvas intensas para 18 cidades do Piauí
No Piauí, 18 municípios que compõem a faixa sudoeste do estado e fazem divisa com o Maranhão, receberam na manhã desta segunda-feira (03) o alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as próximas 24 horas. O aviso é considerado o mais perigoso e indica chuvas intensas, superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h.
Segundo o Inmet, as cidades que compõem o alerta são: Amarante, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Curralinhos, Floriano, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Nazária, Palmeirais, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, São Pedro do Piauí, Sebastião Leal e Uruçuí.
Confira a previsão de tempo para Parnaíba segundo climatempo:
Amanhã dia 04 de janeiro (terça) e 05 de janeiro (quarta). Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e a noite
Dia 06 de janeiro (quinta) e dia 07 de janeiro (sexta) Sol e aumento de nuvens de manhã.Pancadas de chuvas a tarde e a noite.
Já no sábado aumento de nuvens de manhã.Pancadas de chuva a tarde e a noite. Domingo sol com algumas nuvens. Não chove.
Ainda de acordo com o comunicado, também há o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
O climatologista Werton Costa esclarece que a chuva desse tipo de alerta é volumosa e intensa. Ele também orienta à população a evitar qualquer área de risco e pontos de alagamento.
“A chuva com esse patamar de alerta laranja para vermelho ela é volumosa e intensa, dentro da metodologia do alerta, nesse caso, a orientação clássica é, conhecendo os tradicionais pontos de alagamento, ou de inundação, a população tem que sair dessas áreas, e o cidadão deve evitar trafegar pelas ruas, avenidas que oferecem qualquer tipo de risco”, destaca o climatologista.
Werton Costa acrescenta também que no ambiente urbano, o volume de chuva mais extremo pode significar uma enxurrada se não houver um sistema de drenagem pluvial eficiente.
“Todo alerta implica em um certo grau de risco, principalmente quando nós consideramos o ambiente das cidades, o ambiente urbano é um ambiente de baixa resiliência, que não está adaptado à volume de chuvas mais extremos, primeiro porque o escoamento superficial é muito grande, ou seja, boa parte da água que cai no solo urbano, se não tiver um sistema de drenagem pluvial eficiente, vai acumular, e aquela chuva torna-se uma enxurrada”, explica.
Alerta Laranja
Também de acordo com o Instituto de Meteorologia , o alerta laranja, que indica o perigo de chuvas intensas, foi novamente atualizado na manhã desta segunda-feira (03) para as próximas 24 horas, no restante dos municípios piauienses e para Teresina.
O aviso destaca chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário