Lagoa azul' vira atração na cidade de Barras e vigilância sanitária faz monitoramento
Uma lagoa azul tem chamado a atenção na cidade de Barras, localizada a 110 km de Teresina, por conta de suas águas com tonalidade azulada. O local já existe há muito tempo, mas somente nas últimas semanas ganhou destaque entre os moradores e visitantes. Por conta disso, a Vigilância Sanitária do município de Barras fez coleta de uma amostra da água para saber se o local é apropriado para banho.
A água é azul turquesa. O local fica localizada em uma área particular e o geógrafo Assis Carvalho explica como surgiu a lagoa. Segundo ele, a riqueza da lagoa artificial surgiu com uma exploração de minérios na região.
"A retirada de barro e areia chegou a um nível que se deparou com calcário. Esta tonalidade azul turquesa é por conta do contato com o calcário. Já o nível da água sempre elevado é em função do aquífero. Nesta região o bioma é de cerrado e o lençol freático é muito raso, o que fica alimentando a lagoa", explica.
Verificação da qualidade
O secretário de meio ambiente, Assis Filho, diz que a Vigilância Sanitária do município de Barras fez uma coleta de uma amostra da água para saber se o local é apropriado para banho e se a água pode ser consumida pelos visitantes. Ele adiantou que, a princípio, não há risco para os visitantes porque a lagoa surgiu após a escavação de barro e areia no local que manteve contato com o calcário.
"Esta lagoa tem água cristalina e transparente. O fato dela ter surgido a partir do contato com calcário não traz riscos para as pessoas, pois o olho d'água é visível. A vigilância está fazendo seu trabalho e é bom porque dará segurança aos visitantes", afirma.
Crescimento do turismo
Para chegar ao ponto turístico, o visitante que sai de Teresina deve seguir pela PI-112 e depois acessar uma estrada de piçarra.
Iaran Maria, bancária, conta que quando as pessoas veem fotos dela feitas na lagoa não acreditam que foram tiradas numa lagoa em Barras. O eletricista Wenderson Alves foi com a família curtir o local.
A descoberta da lagoa por boa parte das pessoas aconteceu não faz muito tempo, mas os proprietários dizem que ela já existe há alguns anos e acabou ficando em evidência depois do último período chuvoso.
"Esta coloração vai ficar para sempre, mas temos que evitar o desmatamento, a poluição e temos que desenvolver uma consciência ambiental. A secretaria de meio ambiente deve colocar placas informativas e explicativas para que a turista tenha respeito e conserve esta beleza para sempre", diz o geógrafo Assis Carvalho.
globo.com
Nenhum comentário