TJ inicia expansão do Processo Judicial Eletrônico em Teresina
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) iniciou nesta segunda-feira (27), o processo de treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O curso é voltado para juízes e assessores das Varas de Família.
Segundo o Presidente do TJ, Erivan Lopes, o treinamento marca o início do processo de expansão do PJe, que funciona no estado desde o dia 28 de março deste ano, quando de sua implantação na 2ª Vara Cível da Comarca de Campo Maior.
“O treinamento vem possibilitar que mais setores da Justiça possam usar o PJe, o que vem acelerar a tramitação processual. Nossa ideia é que até dezembro 60% dos novos processos que dão entrada no Judiciário Estadual (1º e 2º grau) já sejam virtuais. Neste primeiro momento vamos expandir para as Varas de Família e posteriormente para as outras Varas. A Vara que julgará os crimes contra a ordem tributária, por exemplo, quando for criada, já deverá ser com o PJe instalado. Essa virtualização é importante e vai exigir do setor de Tecnologia a replicação deste conhecimento. E vai exigir ainda uma boa vontade de juízes e servidores, para que esta meta de virtualizar todo o Judiciário, que é nacional, seja alcançada. Repito, precisamos do empenho de todos”, destacou.
O Consultor Jurídico da Corregedoria de Justiça do Piauí, Leandro Sampaio, que está ministrando o curso para magistrados e assessores das Varas de Família, ressaltou que após o treinamento com as Varas de Famílias serão realizados outros para servidores de secretarias.
“Também vamos ter treinamentos externos, inclusive, para a Defensoria Pública, Ministério Público e para os advogados que militam nas Varas de Família. A ideia é que muito em breve todos os atores do processo possam está aptos a lidar com esta ferramenta.
Estiveram também na visita ao treinamento o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, o Diretor da EJUD, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, o juiz Coordenador do PJe, Júlio César Garcez, os juízes auxiliares da presidência Manoel Dourado e Antônio Lopes e da Corregedoria Melissa Pessoa, o secretário da STIC, Assis Campos e o Diretor do Fórum Central de Teresina, juiz Carlos Hamilton, e demais técnicos da STIC.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário